Para que serve a certificação do Cabeamento Estruturado?

Protegendo seu investimento e garantindo produtividade e segurança

Estudos mostram que metade dos problemas de Ethernet Industrial são causados por falhas de cabeamento. Sabemos que nada adianta investir em produtos de qualidade se a instalação não seguir as recomendações das normas, assim como também sabem os gestores que uma falha na rede passiva atrapalha a resolução dos problemas.

Então nada mais prático e seguro do que garantir a performance e a segurança contratadas e, ainda, poder contar com a garantia estendida dos fabricantes.

Como Funciona

Equipamentos adequados e integradores certificados

A certificação deve realizada através de equipamentos testadores homologados pelos fabricantes de cabos e conectores, como o testador da Fluke, DSX-5000, capaz de certificar cobre e fibra.

Os equipamentos tem um elevado custo e devem ser calibrados a cada ano. Por conta disso, nem toda empresa instaladora está apta a realizar a certificação.

Entretanto é uma ferramenta fundamental para os instaladores garantirem que o sistema passivo está respeitando os parâmetros recomendados pelas normas e pelos fabricantes, mesmo quando o cliente não solicita ou desconhece seus benefícios

Além disso, os testadores são grandes aliados na resolução de problemas, para identificar onde estão e quais são as possíveis falhas de comunicação.

Benefícios

Além de uma documentação, uma garantia

Dentre os principais benefícios da certificação do cabeamento estruturado, podemos citar:

  • Garantia de que os produtos foram devidamente instalados;
  • Redução de falhas de conexão e de tráfego de dados;
  • Garantia estendida do fabricante, que pode chegar a até 25 anos;
  • Audita o projeto, comprovando sua finalização adequada para os Owners e Managers;
  • Facilidade no gerenciamento e rapidez no diagnóstico de problemas de conexão;
  • Garante a escalabilidade da estrutura de rede; §Garantia de que os dados estão trafegando de forma adequada e segura atendendo a legislação vigente da LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.